O que é o programa de residência multiprofissional ?
![]() |
Fonte: Google Imagens |
Resumidamente, a residência multiprofissional é um curso de Pós-Graduação lato sensu, integrando ensino e serviço. O que isso significa? Você, futuro residente, além de estudar - muito, por sinal - vai estar inserido nos serviços de saúde, fazendo valer a ideia de teoria-prática, tendo uma formação diferenciada de outros programas de pós graduação. Além de psicólogos, outros colegas de profissão fazem parte do programa: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. O programa foi criado a partir da Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005 (Institui a Residência em Área Profissional de Saúde e cria a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde CNRMS.)
E aí, tá interessado? Segue algumas informações:
1- Como faço para participar do programa de residência multiprofissional?
Através de uma seleção pública. Todos os anos são lançados editais dos programas de residência, aqui em Pernambuco a banca organizadora é a www.upenet.com.br
2- Além da prova objetiva o que mais é cobrado nos editais?
Todos os candidatos passarão por uma prova objetiva ( conhecimentos gerais sobre o SUS e de conhecimentos especifico), além disso, passará por uma análise curricular. O vitae ? Não. O Lattes. Então, organiza-se. Você vai precisar das declarações de monitoria, certificados de trabalhos apresentados, resumos, histórico escolar ( da graduação ), além de outros documentos exigidos em cada edital.
3- Qual a duração do programa?
02 (dois) anos, com carga horária de 5.760 horas. Na semana o residente precisa cumprir 60 h.
4- Recebo alguma bolsa?
Sim. O Ministério da Saúde garante uma bolsa no valor de R$ 3.330,43. O residente deve ter dedicação exclusivo no programa.
5- O que significa ter dedicação exclusiva?
O residente não pode assumir o programa de residência e um emprego formal ao mesmo tempo.
Comentários
Postar um comentário