Questões de Psicologia que você não pode esquecer de estudar
![]() |
Fonte: http://www.fagammon.edu.br/site/wp-content/uploads/2016/11/1200x6301-1200x480.png |
Estudar para o processo seletivo de uma residência é cansativo. Você se depara com diversas referências, muitas dessas você nunca nem leu, nem viu e nem ouviu falar, mas tem que saber, tem que tá com tudo na cabeça - mesmo que você não queira. Isso é regra. Isso é básico. Não há pra onde correr, nem o colo da mãe serve nesse momento. Tudo que você tem que fazer é: Respirar fundo e se organizar. Tome bastante café também, você vai precisar. hehehe
Veja só, colega, após análise das provas já aplicadas pela UPE, verifiquei que basicamente são cobradas as mesmas questões de psicologia, variando pouca coisa de ano para ano e, claro, dependendo do perfil (não esqueça disso). Porém, uma coisa é certa, autores como PIAGET e FREUD vão ser os mais cobrados, além disso Pichón Riviére (grupos operativos) também. Estude também Kurt Lewim. Acesse aqui para saber mais sobre esses autores. Quando o assunto é família um autor que ultimamente tem sido cobrado pela banca da UPE é o Munichin. Sugiro a leitura desse arquivo. Quando o assunto é adolescente, Erick Erikson é autor mais cobrado pela banca. Se ligue! Outra questão que sempre é cobrada é sobre o PUERPÉRIO, indico um artigo que fala sobre os transtornos psiquiátricos no pós-parto. Acesse aqui. Não deixei de estudar sobre a psicologia do envelhecimento, você vai se deparar com alguma questão sobre envelhecimento na prova da residência. Sugiro esse artigo.
Se você não é fã de psicanálise, sugiro que passe a tomar gosto a partir de agora. Termos psicanalíticos são sempre cobrados. Então, se você não sabe o que é repetição, elaboração, associação livre, atenção flutuante, catarse, reelaboração, contratransferência, transferência, demanda, abreação entre outros termos, sugiro que você leia o dicionário de psicanálise. Acesse aqui. Essas são dicas básicas, observe bem cada edital e o que consta nas referências. Lembre-se que muita coisa que você estudou na graduação vai servir na hora da prova.
Alguns vídeos:
Comentários
Postar um comentário